quinta-feira, 27 de março de 2008

TRÊS ZAGUEIROS NÃO!!!

Considero o futebol jogado pela Ponte, como o mais bonito do campeonato. Ao lado do Barueri tem o melhor ataque do campeonato. 31 gols. Mas seu time é mais alegre. O Barueri tem uma goleada de 6 a 1 contra o São Caetano. A Ponte distribuiu melhor seus gols. Isso, portanto é fruto de um futebol ofensivo baseado no equilíbrio do meio campo. Ontem ela não tinha Ricardo Conceição e nem Bilica. Portanto sobrou apenas o garoto Fabiano, para a função. Sérgio não teve confiança para iniciar o jogo com ele e preferiu incluir mais um Zagueiro. A estrutura tática da Ponte é inadequada pra isso. Os volantes interceptam as armações adversárias. Com Deda e Bilica a Ponte perdeu apenas para o Bragantino, já que na derrota para o Barueri Bilica saiu expulso. Sem Bilica, o óbvio seria jogar com Ricardo Conceição, reserva imediato. Sem Conceição o jovem Fabiano, que jogou contra o Corinthians, poderia jogar. A Ponte tomou o primeiro gol contra o palmeiras por desentrosamento dos 3 zagueiros! Lembram-se que na linha burra, João Paulo não saiu e deu condições pra Alex Mineiro. O Gol do Rio Claro, ontem pode ser atribuído a essa opção tática. Com dois volantes marcando os meias do Rio Claro a bola em profundidade não teria acontecido, logo a Ponte não tomaria gol dessa forma. É tão verdade que aos 20 minutos Sérgio Guedes voltou atrás, colocou Fabiano e o time melhorou. Poderia ter chegado à vitória. Sérgio tem o mérito da obra de ter montado a equipe com 2 volantes e 2 meias. Portanto é uma contradição a mudança! Sergio Guedes deve se orgulhar do equilíbrio da equipe. O 3-5-2, desequilibra completamente o time. Acho que mesmo se tiver que perder que perca dentro das suas características!

João Carlos de Freitas

2 comentários:

Giuliano Villa Nova disse...

João, apenas pra sua informação, se é que já não te disseram isso: nesta terça-feira, em entrevista em São Paulo, o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, afirmou que o time que ele mais gostou no Campeonato Paulista foi o da Ponte Preta, que apresentou um futebol ofensivo, e bonito de se ver.
Abraços
Giuliano

Orivaldo Fernandes Junior disse...

João concordo, não podemos mudar a formação tática do time que vem dando certo. Tanto que o Sérgio, logo viu que estava errado e já mudou o time.
Mas o pessoal da frente tem que caprichar mais. Não é possível um time perder tantos gols, como perdemos contra o Marilia e o Rio Claro. Eu assisti o jogo e vi nos jogadores a ansiedade de resolver logo estampada na cara.
Quem sou eu para ensinar, mas negada, chute de olho aberto que a bola entra...

Abraço
Orivaldo