sexta-feira, 7 de março de 2008

7 DE MARÇO DE 1965.

Hoje faz 43 anos que Ponte e Portuguesa Santista decidiram o título do campeonato paulista da então chamada primeira divisão! Campinas era romântica, o transporte mais usado era o bonde que tantas boas lembranças nos traz! Era uma cidade grande com cerca de 250 mil habitantes! Nosso prefeito chamava-se Miguel Vicente Cury, proprietário dos famosos chapéus Cury! O Brasil vivia o início da ditadura militar, o Mal. Castelo Branco era o presidente, fruto do golpe militar de 1964! O presidente Juscelino Kubitscheck, exilado volta ao Brasil, era uma grande liderança. Martin Luther King travava lutas ferrenhas contra o racismo norte americano. O mundo perdeu Nat King Cole a voz de veludo da canção romântica. Elis Regina surge como um vulcão arrebatando o coração dos brasileiros e levanta o I Festival de Música popular brasileira com música Arrastão de Edu Lobo. Roberto Carlos parava o Brasil com a jovem guarda. Jim Clark, piloto da Lótus reinava absoluto nas pistas e Jack Stuart o escocês voador começava acenar como grande piloto. Foi ano em que Pelé quebrou a perna de Willi Gieseman, zagueiro alemão, num amistoso no maracanã onde vencemos por 2 a 0 e Pelé saiu como vilão e herói ao mesmo tempo. Fez o segundo gol, jogou muito bem, mas se envolveu neste triste episódio! Nesse domingo Campinas e o Brasil pararam! A Tv Record, na voz de Raul Tabajara, transmitiu o jogo para o Brasil! A Ponte era favorita. Tinha um bom time e jogava pelo empate. A Portuguesa santista tinha um grande craque. Samarone! Foi ele quem aos 6 minutos de jogo sepultou o sonho da torcida da Ponte de voltar à divisão especial! Fez o gol em cima de Aníbal, um bom goleiro, mas que saiu como traidor e acusado de gaveteiro! O estádio lotado, a frustração da torcida da Ponte e a festa da Portuguesa Santista. Na época foi tratado como tragédia! Hoje, lembramos com tristeza pelo resultado, contudo um instante de sofrimento e união da fanática torcida pontepretana!

João Carlos de Freitas

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido Joao Carlos!!
Parabens pelo seu conhecimento e obrigado por nos presentear todo dia atraves do Tvb Esporte.

Um abraço do amigo Antonio Carlos Silva de Americana.

Laís N. Mendonça disse...

GFC Título de 78

Tudo pode ser estranho e mentiroso .



Um senhor ,torcedor do Santos , sabendo que eu me interessava por futebol me contou uma história incrível que vale investigação.





Ele era gerente da antiga Caixa Econômica Estadual em Presidente Prudente, e numa Semana Santa houve um churrasco na fazenda de um importante fazendeiro negociador de gado.Lá estava dois deputados federais, um senador, o vice governador de SP e o prefeito de Prudente.Era o ano de 78, e o Guarani ia muito de mau pra regular no Brasileirão daquele ano.

Lá pras altas horas , após muita moda de viola e pinga, começaram a falar de futebol, foi qdo saiu a pergunta pelo Senador:

-Quem ganha esse ano?



Muitos falaram Inter,Corinthians e Vasco, que disparava no torneio de muito clubes( record até hoje-Onde a Arena vai mal seu time no Nacional).



Foi quando ele surpreendeu todo mundo dizendo que seria o GFC, que nem se classificou pra fase seguinte, ao contrário da Ponte.

Todos riram e falaram :

-Está na repescagem !!!

Ele dizia pra todos rirem que mais pra frente iriam ver , foi quando comentou que estava numa negociata e precisava divulgar Campinas pro Brasil, cidade que crescia de forma assustadora.

A malandragem incluía um viaduto(não é o Laurão),um bairro(Aparecidinha),duas rádios(Natal Gale),e o Distrito Industrial onde com isso entraria numa grana.



Perguntei a esse senhor se o motivo era divulgar Campinas, porque não a PP que vinha melhor que o GFC e seu histórico era melhor, e ele ingenuamente disse:

-Por que o prefeito de Cps parece que era Guarani.

E não é que nessa época era Chico Amaral nosso prefeito, bugrino de carteirinha!

O esquema era simples, no campo observavam qual era o próximo jogo do GFC e desfalcavam os adversários com 2º cartão amarelo.Caia na área do adversário era penalty o juiz marcava, qdo na do GFC o juiz não dava, mesmo sendo.

Qdo o GFC subiu da repescagem , foi a PoA jogar contra o todo poderoso SCI num jogo que era impossível vencer, foi aí que o esquema divulgou uma história mentirosa que a diretoria do SCI teria chamado o ataque do GFC de ataque de circo, alusão a palhaços Careca ,Capitãoe Bozó.O GFC entrou fulo e comia grama pra não perder, goleou, daí um jogador olhou pro outro e pensou Pq Não Agora Ser Campeão, pois tinha goleado o bicampeão, daí o esquema funcionou só 2 vezes, uma na final e outra no Maracanã onde fizeram Orlando Fantoni tirar os moleque líderes do Brasileirão e e escalar os craques recém chegados da copa num jogo desgastante x Argentina, entraram frios no jogo sem saber quem era GFC e quando tomou 0x1 e pensaram :Logo Empato e não conseguiram .Aqui em Cps no início do jogo Oralndo Lelé e´expulso.

Na final, lance aéreo Leão segura a bola e Careca cabeceia a bola de sacanagem, Leão empurra careca no sentido de sai pra lá, não houve agressão, inexplicavelmente foi expulso e foi marcado penalty!!!! Escurinho foi pro gol...

Veio a Cps sem Leão ,seu capitão, e com time tendo que vencer por 0x2 , deu GFC.



Nem a diretoria do GFC , nem jogadores,nem imprensa sabe disso até hoje.



Mas lá havia uma testemunha.



Por que então o GFC nunca mais ganhou nada?

Adriano do Bosque