terça-feira, 25 de março de 2008

GALO CENTENÁRIO!!




É um assunto nacional e internacional! Afinal não existe na face da Terra, para aqueles que amam futebol alguém que não tenha tido o desejo de ouvir a arquibancada do Mineirão com seu grito de guerra! GALOOO, GALOOO, faz qualquer cidadão do mundo se admirar! Já senti esse sabor, embora fossem gritos nos jogos contra Ponte e Guarani. Em 1985 comentei duas partidas no Mineirão envolvendo os clubes de Campinas! O Guarani perdeu de 2 a 1 e a Ponte de 1 a 0! O grito de guerra dos atleticanos ainda acode à minha memória, mesmo após tanto tempo! Foram momentos inesquecíveis como jornalista esportivo e amante do futebol! Ainda quero ouvir de novo esse grito tão marcante!
Nesse centenário quero também me juntar a tanta gente para desejar feliz aniversário ao galo. Lembrar de instantes maravilhosos da sua história: Em 1969, Botafogo e Atlético decidiram a taça Brasil. Era uma espécie de Copa do Brasil de hoje. O Santos era o grande vencedor da década. Em 10 , ganhou 5. Mas a de 69 mostrava uma nova força do futebol brasileiro. Assisti aos jogos do maracanã e Mineirão. Lola, Laci, Tião, Grapete, Vantuir eram estrelas que o Brasil começava a respeitar. O Cruzeiro já era potência nacional e o Atlético não ficou atrás. Foi campeão e em 1971 conquistou o primeiro título nacional, inaugurando um campeonato que dura até hoje. A base era a mesma, acrescida de Humberto Ramos e Dadá, um carioca do subúrbio que encantou o Brasil. Em 77, o time era fabuloso. O melhor do Brasil. Cerezo, Reinaldo, Marcelo dentre outros, davam o brilho para um time que foi vice - campeão invicto. Perdeu para o limitado São Paulo nos penais. Uma das maiores injustiças do futebol! Dá-lhe GALO, um clube que transpira amor e raça! Somos muito gratos a você!



João Carlos de Freitas

Um comentário:

Anônimo disse...

Joao Carlos, parabens pelos artigos.
estou sentindo muito sua falata na Radio central!!! Você é o melhor comentarista do Brasil! A central irá pagar o preço de não ter mais seus comentarios.

José Roberto ( Beto) - Vila Uniao