segunda-feira, 22 de março de 2010

PONTE - A RESSURREIÇÃO DO SONHO!


Conheço bem a filosofia "Sergio Guedes" de atuar! Sérgio gosta de time ofensivo, participativo, intenso durante os 90 minutos! Contudo, percebendo e vivendo a limitação da equipe ele tem optado por esquemas precavidos principalmente ante os grandes! Jogou assim contra santos, Corinthians e repetiu a dose contra o palmeiras. Acho que é essa a característica do time. A Ponte não possui jogadores leves e de grande criatividade. Um esquema em que o ataque seja priorizado torna-se ineficiente e vulnerável. Basta verificar o número de gols marcados e tomados. São dados incompatíveis com até com o número de pontos ganhos. Aponta para um ataque apenas regular e uma defesa vulnerável. 22 a 22!

Assim quando Sérgio opta por trancar o time, o resultado melhora. Contra o santos foi um exemplo e contra o corintians também. Diferente a ponte se abriu frente ao São Paulo e foi uma presa relativamente fácil! ao preferir anular os espaços do palmeiras e buscar o erro do adversário a ponte compatibilizou seu verdadeiro estilo. e o resultado foi excelente! Acho que para o brasileiro essa tática deve ser a correta principalmente fora de casa. No primeiro tempo apenas Otacílio neto no ataque! Jogador truculento que tem o chute como arma principal. Gadelha não foi um bom companheiro, mas ajudou a congestionar o meio e dificultar para o palmeiras. Com dois volantes perto dos laterais e deda próximo aos zagueiros a defesa ficou muito consistente, mesmo assim Martini fez boas defesas. Tinga era o desafogo e jogou muito bem. A alteração de Guedes foi perfeita. Abrindo mão de Gadelha e colocando Finazzi ele criou dificuldades para os defensores do palmeiras. Tinga no segundo tempo exerceu o papel de armador e gastou a bola. Não é um jogador de rapidez, mas um bom condutor de bola e sem medo de jogar. Com todas as portas trancadas o palmeiras iria deixar algum espaço! Foi o que aconteceu e ai a macaca matou o porco!!!

Foi um jogo para uma boa reflexão: com este elenco o esquema tem de ser precatado, se quiser soltar o time e jogar dentro do seu gosto, Sérgio vai ter que pedir contratações adequadas!


Um abraço a todos!

João Carlos de Freitas

4 comentários:

Markitows disse...

Otima análise.
Mas mesmo com um esquema deste para a serie B não é o ideal. É bom realizar contratações de jogadores um pouco mais rápidos. Apesar que a ponte contratou o chileno que jogou muito pouco.
Mas a ponte ainda depende de Finazzi é dureza. Finazzi é uma ótima opção para 2o tempo assim como foi contra o Corinthians e agora o Palmeiras. A Ponte precisa de um atacante rápido e que tenha um bom passe/chute.

Unknown disse...

Meu caro,
Endosso suas palavras, mas faria uma pequena correção .... temos que jogar assim também dentro de casa .... é só ver o retrospecto no Paulistão.
Agora eu quero ver alguém enfiar isso ca cabeça do Sérgio.
Abraço.
Jean-Claude

MoNsther disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MoNsther disse...

nao fica muito nervoso naum ta?