segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PONTE PRETA 108 ANOS - POR ANDERSON SAVIOLI


É Ponte Preta... 108 anos de vida, quem diria... Acho que só nós pontepretanos! 108 de muitos outros que virão...

Eu tenho 20 anos de Ponte Preta... Meu Pai 46... Uns mais, outros menos, mais todos com a mesma paixão. A de assistir a um jogo da Macaca, de ver o Majestoso bufando, a torcida mordendo o alambrado metendo pressão nos adversários, a magia na hora dos gols, a festa da massa ao massacrar o ex-rival em um Derby...

Várias vitórias, outras derrotas, protestos, comemorações... Quem não se lembra do acesso contra o Náutico? Quem não se lembra daquele ultimo jogo em 2003, Ponte x Fortaleza quando escapamos do rebaixamento? E o gol do Lauro de cabeça contra o Flamengo? Aquele gol histórico do meio de campo de Marco Aurélio contra o Atlético-MG em 2001? Piá imitando galinha em Derby? Brigatti zoando o ex-rival? Os vários protestos em pró de uma Ponte Preta gigante, com jogadores honrando a camisa que veste?

Esses são poucos momentos vividos por mim e vários outros “macacos”! Poucos pra mim, que tenho 20 anos apenas, outros mais velhos já tiveram muito mais emoção que eu. Que pontepretano não queria ver a Máquina de 77 jogar com Mestre Dica e Cia? Às vezes até chego a pensar “queria ter nascido nos anos 60”. Pra mim poucos momentos, mais marcantes. Já sorri, já chorei, já gritei vendo a Ponte Preta ganhar, perder e empatar.

Já presenciei meu time disputando uma final de campeonato, coisa que torcedores de outros clubes, com a mesma idade que eu, e até mais velhos, não viram... Assisti a primeira final de Campeonato realizada no Majestoso, fato esse marcante pra mim, que jamais vou esquecer que para outros pontepretanos, infelizmente não foi possível...

Já vi Washington, Mineiro, Fabiano (Luis Fabiano), Fabinho, Fabio Luciano, Claudinho, Marcelo Borges, Régis Pitbull, Macedo e Piá na grande fase deles, Dario Gigena, entre outros grandes jogadores que por aqui vestiram o manto sagrado.

O pontepretano é diferente dos demais torcedores. Ser pontepretano não é torcer simplesmente para um time de futebol. Ser pontepretano é seguir uma religião, fazer parte de uma Nação. O pontepretano é algo que ninguém nunca vai entender apenas os verdadeiros pontepretanos que tem sangue preto e branco circulando nas veias.

Títulos? Pra mim não é importante, e acho que nem para os demais Macacos! Porque se fosse, não teríamos a maior torcida do interior do país. A Ponte Preta tem a paixão de seus torcedores, e isso vale mais que qualquer titulo.

Poderia escrever várias e várias linhas sobre o que é Ponte Preta, e o que é ser pontepretano, mais paro por aqui.

E antes que me esqueça:

PARABÉNS ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA, PELOS 108 ANOS DE VIDA, E UM MUITO OBRIGADO, EM NOME DE TODA ESSA GIGANTESCA NAÇÃO, AOS 108 ANOS DE ALEGRIA, FELICIDADE E PAIXÃO, PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, PARA TODOS NÓS PONTEPRETANOS!

Nenhum comentário: