sexta-feira, 13 de junho de 2008

NA TERRA DO FUDANGA.

Caros e baratos companheiros realmente o mundo do futebol é fascinante e nos leva a lugares que jamais poderíamos imaginar que um dia chegaríamos e conhecer pessoas que jamais sabíamos que existia. Acompanhando os Masters do Brasil e do Corinthians junto com a equipe esportiva da TV Século 21 que é a única emissora de televisão do país que dá total cobertura aos jogos másters, estou tento a oportunidade de conhecer a fundo o interiorzão do nosso maravilhoso Brasil. Ambas as equipes de Masters ora do Brasil ou Corinthians, são requisitadas por cidades do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, chegando até ao Mato Grosso. Recentemente estivemos no Noroeste do estado do Paraná nas cidades de Iporã e Rancho Alegre do O´este, pertinho da divisa do Paraguai - na verdade estávamos a 50 quilômetros dos hermanos.
Na cidade de Iporã pude conhecer o radialista Pedro Furquim da Rádio Cultura AM de Iporã e através dele pude saber a história no narrador esportivo Fundanga ao qual infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas, tenho que certeza que os amigos de Campinas e região saberão de quem estou falando. Fundanga era cunhado de Furquim. Dionísio Pivato ou simplesmente Fundanga era natural dessa carinhosa cidadezinha chamada Iporã, deu seus primeiros "passos" com o microfone falando no sistema de auto-falantes da cidade onde narrava os jogos amadores direto do estádio Virgílio Botolóti. Com o tempo se transferiu para a cidade de Paraguaçu Paulista para também militar no rádio esportivo, chegou a trabalhar na equipe de Lombardi na Rádio Clube de Curitiba e com o tempo veio para Campinas onde trabalhou na Rádio Brasil e Rádio Educadora - atualmente Rádio Bandeirantes.
Dionísio Fundanga morreu no rio Atibaia fazendo aquilo que mais gostava nas horas vagas que era pescar, mas deixou um buraco muito grande de saudade com a sua alegre e vibrante narração.

Um forte abraço e até mais!








Ederaldo Poy é narrador da Rádio Brasil de Campinas (AM 1270), colunista e redator do Portal Futebol Interior.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar alguma narração do Dionísio, em gravação. O cara narrava muito bem.

Anônimo disse...

Eu tb gostaria de encontrar alguma narração do Dionísio.Vou ate deixar uma sugestao, para quem possuir algum material, postá-lo no youtube, para que os fãs desse querido narrador, possam matar a saudades.

Unknown disse...

Cara, sempre vasculho a internet em busca de postagens falando de meu pai, Deonisio Pivatto, me impressiona que aparecem postagens muito antigas que antes o Google não apresentava. Me enche de orgulho ver que muita gente lembra dele. Corrigindo meu pai é natural de Arapongas PR, porém foi ainda pequeno pra Iporã. Abraços.