quinta-feira, 13 de maio de 2010

DE OSCAR E AMARAL A LUIS FABIANO E ELANO!

Guarani e Ponte Preta como bons formadores, forneceram inúmeros jogadores para a seleção brasileira. A dupla de zaga titular de 78 foi formada em Campinas. Oscar zagueiro central da Ponte veio de Monte Sião trazido por Mario Juliato e Amaral veio da capital buscar teste no bugre e pelas mãos de Roberto Lazaretti se revelou um grande quarto zagueiro. Destaque-se que na copa de 78 Carlos, o ganso e Polozzi reserva de Amaral eram também jogadores da Ponte Preta. Em 1982, Juninho foi reserva de Oscar, este já no São Paulo, mas Juninho era jogador da Ponte Preta. Carlos seria o titular da seleção na Espanha, mas se envolveu com Ramon Dias, atacante argentino, no mundialito do Uruguai em 81, fraturou a clavícula e perdeu a posição. Mas estava no grupo como 3º goleiro jogando na época ainda pela Ponte Preta. Em 86 no México, enviamos Julio César, então zagueiro do Guarani. Júlio foi titular ganhando a vaga de Oscar, que já se preparava para encerrar a carreira. Carlos foi titular, mas já não jogava pela Ponte Preta e Edson, então reserva de Leandro, que "desertou" à última hora fez a primeira partida contra a Espanha onde vencemos por 1 a 0 . André Cruz, jogando pela Ponte Preta seria o titular em 90, mas uma contusão o tirou do time titular. Contudo outros jogadores formados em Campinas serviram a seleção em copas do mundo, jogando por outros clubes. Dentre eles Renato, que foi reserva de Zico em 82, e o maior deles todos Careca, titular em 86 e 90, jogando por S.Paulo e Nápoli. Luis Fabiano e Elano seguem o mesmo caminho. Fabiano, como era chamado nos tempos de Ponte Preta, foi descoberto por Marco Antonio Eberlim, então diretor de futebol, lá no campo do Alvorecer, time amador da cidade, que revelava jogador. Fabiano era rebelde, truculento, irreverente e não foram poucas às vezes que a própria torcida da Ponte o censurou sem contar vaias que recebia por deficiência técnica. Muitos o chamavam de grosso. Marco Aurélio Moreira, treinador do júnior em 98 na copa S.Paulo sempre afirmava: _ Tenham paciência, ele vai jogar na seleção brasileira. Tinha razão Marco Aurélio. Elano veio de Iracemápolis. Era meia atacante. Não tinha agressividade, embora se destacasse, mas outros jogadores apareciam mais e assim o Guarani negligenciou Elano, até perdê-lo. Elano ficou sem jogar por sete meses, esquecido e pensando em parar com a bola. Foi na Inter de Limeira que ele retomou a carreira. Um dia Gersinho, sabendo do fato imediatamente o recomendou para o Santos, onde Giba treinador das equipes de base o transformou em 2º volante. Estava nascendo um jogador de seleção brasileira. Os times de Campinas merecem, portanto elogios pelos jogadores que produziram e disputaram ou disputarão Copa do mundo. OSCAR, AMARAL, CARLOS, POLOZZI, JUNINHO, RENATO, JULIO CESAR, EDSON, ANDRÉ CRUZ, CARECA, LUIZÃO e em 2010 ELANO E LUIS FABIANO como titulares absolutos.

João Carlos de Freitas

2 comentários:

Anônimo disse...

SENHOR JORNALISTA JOÃO CARLOS DE FREITA, DURANTE CINCO ANOS TRABALEI EM CAMPINAS E APRENDI A GOSTAR DA CIDADE DE CAMPINAS. MAS SEMPRE TIVE UMA DÚVIDA, VOCES JORNALISTAS SEMPRE DIZEM QUE A PONTE PRETA É A VETERANA, O CLUBE MAIS ANTIGO DO BRASIL FUNDADA EM 1900, MAS COMO SE O VITÓRIA DA BAHIA, O VASCO DA GAMA, O RIO GRANDE DO RS.FOI FUNDADO ANTES DESSE ANO.ME ESLCAREÇA POR FAVOR E UM ABRAÇO.ACIR TERCIOTI-58 ANOS-BAURUENSE DA TERRA EM QUE PELÉ APRENDEU A JOGAR FUTEBOL NO SÃO PAULINHO DE CURUÇÁ, NO RADIUM, NO BAQUINHO,AMÉRIQUINHA E OUTROS TIMES VARZEANOS,TAMBÉM FEZ ALGUMAS PARTIDAS NÃO OFICIAIS COM A CAMISA DO NOROESTE EM AMISTOSOS, UM REALIZADO EM IBITINGA-SP.

Anônimo disse...

A Ponte Preta é o clube de futebol mais antigo do país em atividade.
Assim como o Vasco outros clubes são mais antigos, mas como clube da modalidade Remo. O futebol profissional veio bem depois da querida veterana.