quinta-feira, 1 de abril de 2010

SERGIO GUEDES PAGOU PRA VER!

Poucos profissionais de futebol conhecem todo o espírito da comunidade pontepretana! Sérgio é formado nos bons tempos de Ponte Preta. Final dos anos 70, início dos anos 80, Guedes teve escolas referenciais na base. Zé Duarte, Milton dos Santos, Cilinho, Dimas Monteiro seu treinador no início da carreira. Foi campeão da copa S.Paulo em 82 ao lado de Chicão, Mauro, Silvio, Carlinhos, Everaldo todos comandados por Milton dos Santos. Era de um tempo em que o "Amor à camisa" valia muito. Conhecia um clube freqüentado por verdadeiros Pontepretanos, com o único interesse de promover o elo com o sofrido torcedor. Para jogar ou freqüentar a Ponte era preciso apenas uma credencial: Amar a Ponte! Em 1987, quando do rebaixamento da equipe para a série A2 do Paulista, Sérgio se desentendeu com Barbiroto, um goleiro trazido do São Paulo e que apenas desfilava moda e galantismo. Não tinha vínculo sentimental com o clube. A Ponte caiu, mas Sérgio conservou seus valores de amor à camisa! E fez uma carreira brilhante chegando à seleção brasileira. O tempo passou e em 2008 ele vem trabalhar na Ponte como treinador, antes passando pelas categorias de base com muita aplicação. Todo mundo se recorda do sucesso da equipe no paulista! O time e o espírito viraram pó após a conquista. Vaidades, desvio de objetivo, tentação do mercado, colapso na condução do trabalho. Sérgio saiu, quase que "excomungado" e desrespeitado pela cúpula da Ponte! Contudo saiu reconhecido pelo torcedor!

Diante dos fracassos absurdos que se sucederam a diretoria resolveu atender ao clamor da torcida e repatriou Sérgio Guedes! Quase como um desafio: "Vocês pediram Sérgio? Ai está. Agora é com ele! E assim lavaram as mãos. Nas minhas tribunas, defendi que ele não deveria ter voltado. Seria carta marcada. Prática comum no futebol onde o dirigente joga o profissional aos "leões"! É que os "leões" estão exatamente dentro de casa. Movimentam-se com naturalidade e estão sempre prontos a devorar os bem intencionados. Foi assim com Nelsinho, Dicá, Marco Aurélio e não seria diferente com Sérgio Guedes! Pura ilusão, consumir a falsa razão que o treinador é sempre culpado. Esse circulo será sempre igual. É o cachorro correndo atrás do rabo! Sérgio enxergou, tentou mudar e recolocar a agremiação no verdadeiro objetivo, mas foi devorado pelos "leões" de plantão. E com o próximo deverá acontecer o mesmo. Certa feita disse que a Ponte estava muito perto de ser grande. Deveria ser um pequeno salto! Contudo não é com empresários sempre rondando, jogadores a usando como usando como trampolim, servidores dando trombada pelos corredores como se fosse repartição pública, dirigentes ufanistas e vaidosos que não conseguem enxergar a grandeza da agremiação, objetivos malfadados e vazios!


Pobre Ponte Preta, desintegrada precisando de um rumo à terra prometida. Enquanto aguarda um "Messias", vai à deriva porque ainda tem uma fôrça extraordinária! A fôrça do seu Povo!



Um abraço!


João Carlos de Freitas

7 comentários:

Anônimo disse...

João parabéns. Você resume a nossa alma. Obrigado.

Perguntas que faria a Diretoria, se fosse possível :

Até quando a Diretoria vai esconder os erros de contratações e continuar demitindo tecnicos ?

Até quando vocês vão pensar pequeno e contratar jogadores de "futuro" para vender após alguns meses,enquanto nosso time já está a quatro anos na segunda divisão ?

O que vocês querem de verdade na Ponte ? Só fazer negócios lucrativos e esquecer que muito dos seus antepassados ajudaram a construir o Majestoso e sonharam com um time raçudo e vencedor, que vocês estão transformando em um time sem alma a cada campeonato ?

Reconheço que o Presidente salvou o time em sua pior hora.
Mas e agora ? O que vai ser desse time, que tem na fé da nossa torcida a unica razão de existir?

Abraço
Orivaldo Junior

Anônimo disse...

Parabéns João Carlos de Freitas, pela postura em todos os seus comentarios relacionados a Ponte. Sou pontepretano fanático desde que nasci e serei até a morte. Você é um dos unicos jornalistas que realmente ajuda o torcedor pontepretano a ficar a par do que acontece dentro do Majestoso. Campinas precisa de mais jornalistas, com opiniões acertadas e coragem para dize-las, iguais a você. Continue assim. A torcida da Macaca te ouve.

vsfonseca disse...

Valeu João Carlos de Freitas.
Falou tudo o que nós pontepretanos, e nós somos sómente pontepretanos, (ao contrario de outros times do interior que torcem tb para os times sa capital, daí a diferença de ser pontepretano)gostaríamos de dizer.

Pessoas assim como vc é que nós precisamos na nossa imprensa escrita, falada e televisada. Que pena João que os "mercenarios" da cupula pontepretana não ouve pessoas como vc e tb não ouve a vóz do povo alvi-negro campineiro.

Mais uma vez muito obrigado pelas palavras e que DEUS nos ajude daqui por diante... pois com essa diretoria que só pensa em dinheiro temo pela minha AMADA MACAQUINHA.

Jorge Nicolau disse...

Descobri o blog apenas hoje. Porém, antes tarde do que nunca e já que estou aqui vou dizer que a avliação sobre a querida Macaca reflete o ponto de vista da visão romântica do futebol. Não é de hoje que a Ponte virou um ssegmento do "grupo ecnol" como, por exemplo, as oticas iris (patrocinadora de diversos programs esportivos de nossas rádios). Sendo assim, acredito quw a lógica adotada na gestão é a do lucro, o que convenhamos deve estar sendo cumprida meta após meta. Infelizmente é muito difícil a lógica da empresa (familiar e pequena) combinar com a lógica da torcida (vitórias e conquistas).Nesse caso ou as forças contrárias, se existem, se unem e mudam as metas ou continuaremos a lamentar apenas nos foruns disponíveis na internet como esse.

Markitows disse...

João Carlos, após eu ler o seu comentario, muito bom por sinal fiquei com uma dúvida. Será que se fosse outro tecnico com os mesmos resultados que o SG teve, a torcida não teria ficado no pé da diretoria pedindo a saida do tecnico?

CRIS OESTE disse...

João Carlos de Freitas, você é competente ,verdadeiro e honesto igual Ségio Guedes, Dicá e Marco Aurélio, mas de uns tempos pra cá infelizmente valores morais estão ficando desacreditados , pois parece que os bons são sempre demitidos, desvalorizados e esculachados e os maus estão sempre vencendo os bons na Ponte Preta e na vida também.
Se eles pudessem, com certeza o demitiriam também.
Graças a Deus não podem!

claudia duarte disse...

mais uma vez vc acertou em seus comentarios. que treinador que não é prestigiado pelo diretoria tem ambiente para comandar bem um time??? nenhum, né??? nem com a escola de excelentes profissionais que ajudaram a formar o sergio guedes ele conseguiria isso! até pq isso só se consegue com mágica! sempre vou lhe agradecer quando vc mencionar o nome do meu pai com carinho! acho legal vc tb falar do milton e do dimas, profissionais responsaveis com os quais eu tive a oportunidade de conviver em casa!!!! valeu joão!!!