terça-feira, 20 de abril de 2010

CARTA DE UM PONTEPRETANO DESILUDIDO E DESACORÇOADO!

Caro leitor, quem escreve estas linhas é um Pontepretano de 44 anos, e há 31 anos torcedor da Ponte Preta. Levado ao Estádio por Pedro Perez(Da Vila Pompéia) para assistir uma partida no Majestoso contra a Lusa, tive a oportunidade de ver Tuta, Marco Aurélio, Dicá, Lúcio, Vanderlei, Carlos, Oscar, Odirlei, Toninho e tantos outros craques. Quando cobravam escanteio em nossa área, o Carlão fazia uma “ponte”, caía com a bola, e lançava com as mãos o Odirlei, que já estava próximo ao meio campo. Quando o Carlão pulava e pinçava a bola no ar, é como se Eu estivesse pulando. Quando o Dicá, recuava dois passos da bola para bater uma falta, era como seu Eu fosse bater a falta. Com o grito da torcida de “olê, olê, olê Ponteee Ponteee ”, meu coração passou a bater forte e me contagiei com um vírus sem vacina. Pronto, a doença de amor à Ponte estava em plena expansão pelo sangue, daí por diante, com o veneno instalado em cada poro, vi a quase classificação ao Brasileiro em 1978, assiste aos vices-campeonatos paulistas em 1979, 1981 e 2008. Muito sol na cabeça, muita maconha fumada por tabela, muita chuva e muitos celulares se foram. Desconforto, irritação, rouquidão de tanto tentar empurrar o time das arquibancadas, horríveis e sem nenhum conforto, como se o torcedor fosse passageiro do Navio Negreiro.

Não se tem onde estacionar o carro, os banheiros são fétidos, não há higiene, mas vamos lá, o viciado, envenenado, apaixonado, não mede esforços, vai lá no Majestoso de qualquer jeito. Paga ingresso diferentemente da Organizada, aquela que apedreja o ônibus de time em fase de desmantelamento, quando o Campeonato já acabou. Como um meio de mostrar minha contrariedade passei a ver os jogos pela TV. É de matar, não se respira direito, nada pode atrapalhar, a patroa nem perto chega.

Comentaristas esportivos de segunda linha fazem comentários absurdos, dignos de quem nunca pisou num gramado e deu um toque de classe numa pelota de couro. Tenho formação superior, tenho família, tenha profissão de ouro, sou de classe média, moro bem, mas volta e meia, estou lá, em meio aos maconheiros e baderneiros, e que não venham os falso-moralistas de plantão, pois este é o fato nos Estádios, e no Majestoso não seria diferente.

O cabra sai de casa pra fumar canabis no Estádio em meio a um monte de cara feio. Vi durante estes mais de 30 anos, craques serem vendidos e ninguém esclarecer para onde foi o dinheiro e porque não veio um igual ou parecido imediatamente! Lembro das vendas de Rui Rei, Toninho Oliveira, Edison Abobrão, Carlão, Oscar, Polozzi, Juninho( este num dérbi no Brinco, em cinco minutos de jogo deu um ponta-pé no Careca que o barulho ecoou- Vermelho é lógico). Vi o péssimo negócio realizado com o meia Renato. Péssimo contrato, e agora vira briga eterna. Torci tanto por Wanderlei, daí sumiu pro Cruzeiro. Lá se foi Danilo Neco e tantos outros irão, como vai o Tinga. O triste é que nos momentos que estão indo bem , aparecem os malditos empresários e o rendimento do jogador vai à zero.

Claro exemplo disto foi o lateral direito - Edílson, durante as negociações o jogador não conseguia mais jogar bola direito. Mas e o torcedor? Aquele que se o Estádio está vazio, mesmo a TV bancando tudo não dá graça ao espetáculo, é como bolo sem açúcar. Bonito mas sem sabor.

Quando a Ponte perde no final de semana, aquela semana pra mim é ruim. Quando ganha, tudo fica bacana e maravilhoso, parece que os problemas vão embora. O grande problema é quando perde jogando sem raça, sem graça, sem força, sem animação. Cair em pé, significa que perdeu, mas deu tudo de si. Porém, ultimamente isto não ocorre, parece um bando em campo, parece que nunca se viram, erram passes de um metro. E os treinos, físicos, táticos...? . Assisti o jogo contra o Paulista. O lateral esquerdo do Paulista errou o cruzamento na linha de fundo, a bola foi lançada no meio campo no Contra-ataque. O lateral voltou e tomou a bola do meia da Ponte! Durante todo o Campeonato Paulista foi assim, um banco de mal preparados fisicamente jogando contra jogadores em forma.

Não conheço um time que tenha três jogadores no Departamento Médico por lesão no Cruzado- Jean, Leandrinho e Eduardo Arroz, fora os que já se recuperaram, não pode ser coincidência!

Um contra-ataque da Ponte está demorando quase três partidas para ocorrer! Onde está aquele Fabiano Gadelha que foi contratado, que ganhava jogos pelo Marília sozinho, o coitado se arrasta em campo! O que está acontecendo com a condição física dos atletas? Alguém pode se responsabilizar pela péssima campanha na série B e no Paulista? O Sérgio Guedes é que pagou o pato pelo time ridículo que estava treinando.

Finalizo estas linhas, esclarecendo aos jogadores que vão permanecer e aos que virão para a série B de 2010, que não agüento mais ver jogadores passando pela Ponte como se esta fosse uma “ponte” para times melhores.

Não agüento mais estas verbinhas passadas pela Federação como se fosse esmola aos pequenos. Pra você R$500.000,00 e para você R$10.000.000,00. Não agüento mais ir a um Estádio que parece um lixo, não tem segurança, não tem estacionamento, é um fumódromo de maconha, é um desrespeito ao nome do saudoso Moisés Lucarelli!

Não agüento mais ver jogador se arrastando em campo, parecendo um time de Masters! Se não tiver vergonha na cara, amor pelo Clube e postura de macho, fica em casa, não apareça em campo, não faça sofrer este coração pontepretano que já não agüenta mais.

Se este ano continuar assim:

Desrespeito ao torcedor – desconforto para o torcedor – falta de segurança para o torcedor – jogadores moles e sem condição física – derrotas com time sem graça, juro que nunca mais torço pra Ponte, CHEGA!!!

Palavra de Panoramense (Panorama-SP)!

ERALDO J. BARRACA
19.4.2010

5 comentários:

Anônimo disse...

Um dia o Chavismo de Carnieli e sua tropa de elite CHEGARÁ AO FIM.

Anônimo disse...

João, Concordo com tudo!!!

Cadê a ARENA que EM 2010 iniciariam as OBRAS???? CT tb em 2010????

Todas estas negociações quem está ganhando????

RESP.: Creio que não é a Associação Atletica PONTE PRETA!!!

Jorge Nicolau disse...

Com um nível de promessas que beira a insanidade conseguimos o que???Mais lamentável ainda é assistir a entrevista do Vanderlei Paiva (ótimo jogador no passado)que parecia o Rolando Lero...Não temos nem dirigentes para dar satisfação pública à torcida.

Anônimo disse...

* SE NÃO TIVER UMA MUDANÇA RADICAL DE POSTURA DO PRESIDENTE E SEUS DIRETORES, A ASSOCIAÇÃO ATLETICA PONTE PRETA....SERÁ HEXA, SEPTA, OCTA VICE CAMPEÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marquinho da Nestlé disse...

João, quantas verdades.
Adorei a carta só tenho a dizer que apesar de ter gostado, jamais abandorarei minha neguinha.
Abraços