
LUCIANO DIAS
Foi um dos nossos convidados do programa. Me coube ir ao Guarani buscá-lo para participar. Fazia alguns meses que não entrava no brinco. Senti um clima de trabalho, a esperança das pessoas e perseverança para dias melhores. Fui muito bem recebido. Lá estava o diretor financeiro Jurandir, às voltas com os problemas de sempre. Os funcionários me cumprimentaram e parabenizaram pelo Tvb Esporte Clube. Alguns jogadores estavam lá. Troquei breves palavras com Gisiel e Henrique, pessoas que privo de boa amizade. Gisiel está um pouco triste, afinal a comissão técnica achou por bem trazer o goleiro Márcio, que tem mais experiência. Diferente Henrique esbanja alegria e me confidenciou que propostas chegam no brinco, mas ele não fica sabendo. Após alguns minutos de espera me deparei com Luciano Dias. Não o conhecia pessoalmente, apenas de vê-lo trabalhar em algumas partidas do campeonato. Nascido em Porto Alegre, tem muito respeito por Felipão. Disse que conversa sempre com ele para se aconselhar. Não conhece muito bem os jogadores do guarani, mas está feliz pela cidade e pelo empenho do elenco ainda em formação pelos bons treinamentos. O Guarani não vai contratar grandes nomes, nem tem cabimento. Mas os que vierem serão com o aval do treinador que conhece profundamente os caminhos do acesso! O QG de Dias é São José do Rio Preto, era pra lá que ele ia após o programa!
RENATO
Introvertido, calado, observador. Prefere conferir o ambiente e se abre aos poucos. É de Cajazeiras, pequena cidade do sertão da Paraíba. Tem uma família grande e está tentando colocar um dos irmãos no mundo da bola. É inteligente, evangélico e muito comportado. Conversou bastante com Luciano. Falaram de costumes gaúchos e disso Renato também entende um pouco, afinal jogou e morou em Caxias do Sul. Falou de Chimarrão, mas sem o fanatismo do gaucho pela prática. Citou Lauro, volante do Juventude que passa o dia tomando chimarrão! Não mostrou muita saudade de Caxias. Geralmente os nordestinos preferem clima mais quente. Não é o caso de Caxias. Vive uma fase espetacular, mas parece ter os pés no chão. Raramente se empolga e mostra lá no fundo da alma, perceptível apenas para os mais experientes, modéstia à parte, me incluo nessa, que a qualquer momento pode deixar a Ponte. Me disse que os direitos são da Ponte Preta e a ele cabe 15% do valor em caso de transferência. Não nos esqueçamos a multa rescisória é de 4,5 milhões de reais! Acho que só o exterior poderia se interessar!
CONCEIÇÃO
A matéria sobre a torcedora símbolo da macaca foi comovente! Gustavo Biano foi quem fez! Tenho muito carinho por esse garoto. Jovem, com muita garra, inteligente, nasceu para o jornalismo! Possui uma sensibilidade digna de pessoas feitas à imagem e semelhança de Deus! Talvez em razão de buscar seus caminhos com esforço próprio e pouca ajuda, desenvolveu uma maturidade precoce! Somos muito amigos, às vezes até de chorar no ombro do outro! Ele poderia ser meu filho, idade pra isso tem. Por isso me orgulho dos seus trabalhos, por me sentir um pouco responsável na sua formação. Ele me chama de professor, para demonstrar o respeito e a admiração que por mim tem! Sua matéria foi perfeita. Alegrou, mostrando a paixão dos torcedores pelo futebol, apresentou Valdemir Gonçalves, o torcedor do Guarani que se recupera da queda e recebe o carinho da família. Por fim mostrou Conceição se recuperando na cama! Conseguiu que ela pronunciasse algumas palavras e ai a matéria se consagrou: Conceição reclamou a ausência dos ¨meninos¨ a quem ela chama os jogadores da Ponte! Agradeceu e reconheceu a visita do presidente Carnielli! E terminou com um choro profundo e de coração! Mostrou à todos a pureza e inocência do torcedor, que vive para os ídolos! A produção, edição, apresentação e exibição da matéria pararam e comoveram Campinas e toda região!
João Carlos de Freitas