quinta-feira, 2 de junho de 2011

BRINCO DE OURO - 58 ANOS

Minha lembrança efetiva do Brinco de Ouro vem desde 1961. Jamais me esquecerei da primeira partida de futebol profissional que assisti dentro do estádio. Meu tio Miguel tinha um amigo de apelido "faixa branca", por ostentar uma imensa mexa de cabelos brancos, e o acompanhava nos jogos do Guarani  em Campinas. Faixa era bugrino roxo e não titubeou em convidar tio Miguel para assistir ao Santos de Pelé jogar contra o Guarani. Meu tio sabia da minha paixão por Pelé e pelo Santos e me levou à tiracolo para o estádio.

Era um domingo do mês julho no ano de 1961. Fiquei ali nas sociais do lado direito de quem entra. É que Faixa Branca tinha levado uns rojões (permitido naquela época) para saudar a entrada do bugre. Não me esqueço quando ele se apartou de nós e longe da laje que cobre o recinto, riscou o pavio e num pleno regozijo celebrou a entrada dos craques bugrinos em campo. Dimas, Eraldo, Diogo, Tião Macalé, Paulo Leão, Osvaldo...Eram seus ídolos!

O jogo correu.  Pelé fez das suas como sempre e a partida terminou em 1 a 1. Acodeme-me à memória o "fardamento" todo preto de Gilmar. Os goleiros daquela época gostavam de se vestir como Yashim, o "Aranha Negra" da seleção da União Soviética e do Spartak de Moscou. Dimas, goleiro do Guarani, usava um uniforme todo azul escuro e tinha uma elegância de ébano pra jogar! Os gols foram de falta. Pepe abriu o placar para o Santos e Osvaldo empatou no segundo tempo. Faixa Branca  deixou-se invadir por um espírito de exagerada euforia ao comemorar o gol de Osvaldo. Todos queriam vencer o Santos com Pelé e tudo, como se dizia! O empate do Guarani tinha sabor de vitória.

O jogo terminou! A torcida aos poucos foi se diluindo e me coube lançar um olhar já no estádio vazio, com arquibancadas de madeira onde hoje é o gol de entrada e admirar tal qual João Caetano Monteiro Filho... Pensei na frase do criador do nome que batiza o estádio...e falei comigo mesmo  ... É de fato um BRINCO DE OURO!

E pra ser bem fiel ao  coração gostaria muito de comemorar 60, 70, 80 e até cem anos de sua inauguração...Infelizmente a crueldade que as transformações da vida nos impõe não me darão essa imensa alegria, me caberá sempre recorrer  às românticas lembranças registradas na história construída... De qualquer modo sou muito grato a você BRINCO DE OURO DA PRINCESA!

Um comentário:

Igor Sausmikat disse...

Nunca fui ao Brinco de Ouro aí em Campinas,mas todo o respeito tem que ser feito ao estádio de muitas glórias e desgraças que aconteceram em toda essa história bugrina!
Abraço
Igor
meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter pra quem quiser seguir o twitter do blog é @blogdoigor05
E se não penhorarem antes e não demolirem antes,posso até algum dia ter a chance de conhecer,tomara!