terça-feira, 1 de junho de 2010

O GUARANI E A SOMA DE PONTOS

O Guarani está apresentando um bom futebol nesse início de brasileiro. O clube se dá bem em campeonatos nacionais. Desde 1973, quando disputou pela primeira vez a equipe fez bonito. O auge claro foi em 78. Aquele time encantou e foi campeão. Me lembro do Dr. Sinésio Pedroso, dono da Rádio Brasil, que sempre assinalava esse fenômeno. Dizia: _ O Guarani é bom de brasileiro, a Ponte de Paulista!

Havia muita preocupação com relação aos primeiros jogos. Em conversa com Mancini, percebi sua preocupação também. Disse que estava preparado para 5 derrotas antes do recesso. Isso não vai acontecer felizmente. Partidas bem jogadas que foram contra Santos e São Paulo têm de vir acompanhadas de bom resultado também. Em Santos um empate e domingo uma vitória. Até porque esses dois grandes adversários deram inúmeros espaços para a movimentação do time.

Contudo, Mancini não deve se iludir com esse bom início. O campeonato é cruel. Mesmo jogando bem os resultados custam a acontecer. Se jogar mal então fica quase impossível. Existem partidas das mais diversas categorias. Contra os bem dotados tecnicamente que jogam e deixam jogar, contra aqueles que consideram o bugre adversário de tabela que vão competir ferozmente. Ex: Goiás, Atlético, Grêmio Prudente, Avaí, Vitória, aqueles com os quais o Guarani terá de disputar colocações. Existem também times grandes com pouca técnica e buscam a superação. Ex: Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro. Portanto o campeonato é de difícil compreensão.

Por isso que o Guarani terá de manter esse rendimento, se possível perseguir um pouco mais os resultados e fundamentalmente se fortalecer durante o recesso. Terá de buscar pelo menos mais três jogadores de boa condição. Que possam até roubar vaga dos titulares ou no mínimo se prestarem a boas opções no decorrer do jogo. Campeonato brasileiro exige elenco e nesse ponto o Guarani está carente.

João Carlos de Freitas

Nenhum comentário: