sexta-feira, 13 de agosto de 2010

GUARANI CAMPEÃO BRASILEIRO 78 - 32 ANOS

Era um domingo ensolarado. O jogo foi às 4 da tarde, horário nobre do futebol. Foram quase 30 mil almas torcendo pelo bugre. A primeira partida no Morumbi terminou com vitória do Guarani. 1 a 0. Gol de Zenon cobrando pênalti, após leão ter sido expulso por agredir Careca. Escurinho então atacante do Palmeiras foi para o gol. O Guarani entrou como favorito e apenas confirmou. Careca, naquele instante do futebol brasileiro, a maior revelação. Fez o gol do título! Talvez um dos maiores times brasileiros de todos os tempos. Me lembro que João Saldanha, jornalista e cronista esportivo, reivindicava da antiga CBD, o time do Guarani para representar a seleção na copa da Argentina. Dizia: _ A base do Guarani com alguns reforços pode ganhar a copa. O equilíbrio de Zé Carlos, experiente, tinha vindo do cruzeiro e era acostumado a disputar títulos. Um volante clássico, que defendia com elegância e armava com inteligência. Talvez o modelo ideal para a posição em todos os tempos. Pela grandeza do seu futebol deveria ter sido reconhecido como tal. Zenon, armador insinuante e técnico alimentava os gênios da equipe. Renato e Careca. Uma dupla de área comparável às melhores que tivemos no Brasil.

Vínhamos de derrota na copa do mundo. O famoso campeão moral sugerido por Coutinho, não era suficiente para consolar o torcedor brasileiro. Por isso o time do Guarani adquiriu uma enorme importância naquele momento. Representava os anseios do torcedor brasileiro pela beleza do futebol apresentado. Era prazeroso assistir aquele time. Foi um campeão reconhecido nacionalmente. Ganhou campos da América do Sul disputando a libertadores.

É muito justo que lembremos da data. Marca um fato inédito para o interior do Brasil, mas faz voltar à memória um dos grandes instantes do futebol brasileiro. Hoje temos os meninos da Vila. Naquele distante 1978, tínhamos os garotos do Guarani, irreverentes e encantadores na arte da bola!

João Carlos de Freitas

Um comentário:

Times do Brasil disse...

João, gostaria de fazer uma brincadeira com você. Por gentileza, escale o Guarani de todos os tempos, os melhores em cada posição que você viu jogar. Se puder mande em meu e-mail ricmakiy@bol.com.br

Abraço, Ricardo - Campinas/SP