terça-feira, 12 de janeiro de 2010

UMA LIÇÃO DE DIDI

Valdir Pereira, o grande Didi, talvez o maior meia armador brasileiro de todos os tempos! Corria a preparação para a Copa do mundo de 1958, realizada na Suécia. A seleção brasileira treinava. Pelé ainda disputava posição com Dida do Flamengo ( foi o grande ídolo de Zico ). Nestes dias de grande inspiração o reserva de Didi, Moacir, arrebentou com o treino. Fez gol, deu passes, lançamentos, marcou, tudo que envolve uma grande atuação de um meia armador. Moacir jogava pelo Flamengo na época. Sua atuação no treino impressionou a todos. Ao final atraiu a atenção dos repórteres que imediatamente correram na direção de Didi, buscando saber a impressão do titular e maior jogador da época sobre aquela possível concorrência: _ E ai Didi, essa atuação de Moacir poderá ameaçar sua posição de titular no time? Com aquela calma "etíope", Didi olhou para o céu, contemplou a natureza, deu alguns segundos para a resposta e disparou: _ "Treino é treino, jogo é jogo!". Essa afirmativa de Didi definia bem os famosos "Leões de treino", jogadores que acabam com o treino, mas não conseguem a mesma performance no dia do jogo. Uma definição que ficou para a história, usada nos dias de hoje para descrever tal situação! Pois bem, o Guarani perdeu para o Mogi o jogo treino do último domingo por 3 a 1 . Enquanto isso em Santa Bárbara D'Oeste a Ponte vencia por 4 a 0! Nenhum dos dois resultados devem ser considerados. O Mogi Mirim está treinando a mais tempo que o Guarani. Possui um bom time e vai disputar a série A do Paulista. O Guarani está voltando de recesso. Muitos de seus jogadores estão fora de forma. Na série A2 do Paulista a tendência é jogar contra adversários inferiores tecnicamente ao Mogi Mirim. Por isso o exercício serviu como movimentação e não como avaliação do futuro. O mesmo se aplica à Ponte Preta. Muitos anos se passaram e a máxima de Didi continua valendo: TREINO É TREINO, JOGO É JOGO!


João Carlos de Freitas


3 comentários:

Anônimo disse...

Nada haver com o tema Didi, mas Sergio Carnielli príbe um profissional da Rádio Bandeirantes de cobrir o dia a dia do clube, o que já é um disparate e a rádio aceita!!!
Haja anúncios de beni Car, óticas e o escambau.
Espero que o amado presidente nã tenha cirrose...

Fredy A.P. Colombini disse...

Caro João Carlos de Freitas, gosto muito de seus comentários esportivos, mas sempre percebo que vc puxa para o lado verde da cidade. Não sei se tem alguma coisa contra a nossa Macaca, mas como todo formador de opnião, quem sou eu para te julgar. Bom tirando isso, acho seu trabalho excelente !

Anônimo disse...

Caro Fredy, as rádios de Campinas estão ganhando muito com anúncios ligados à Ponte, a ponto do presidente interferir no editorial.
Se tem alguém nesse meio que realmente gosta da Macaca, é o João.
E o Tigrão.
Rádio só deixa falar o que os interesses monetários mandam.